sábado, 26 de fevereiro de 2011

ACESSSIBILIDADE E AS CALÇADAS

Começo este artigo com uma interrogação, será que as calçadas são mesmo publica, ou têm donos? É interessante ver, como são as leis em nosso país, se o descumpridor das leis, são orgãos públicos, aí aparecem ONGS, Ministério Publico, e diversos outros orgãos de fiscalização publica para interferirem na questão e fazerem cumprir as leis. Agora se o descumpridor é privado aí as coisas são bem diferentes, passa-se como se diz no popular "a mão pela cabeça". O que vemos aqui em Sergipe e em diversos Estados do país, é uma gozação por parte de empresas comerciais, e ate mesmo casas residenciais, no descumprimento vergonhoso da acessibilidade. Existem ate mesmo, grandes redes de supermercados que avacalham, com as leis, como se não bastasse ter em suas prateleiras produtos, com prazos de validade vencidos e ate mesmo podres, colocam barras de ferro nas calçadas impedindo os pedestres o acesso as mesmas, já as rampas de acesso, em alguns destes, têm ate portãozinho e cadeado, onde aí, eles se aproveitam do espaço publico, para colocarem a venda, geladeiras, fogões e maquinas de lavar como se este espaço fosse uma feira de eletrodomestico, e aí é que você não consegue de maneira nenhuma andar nas calçadas. Aí nesta fileira de invasores do espaço publico, vem os barzinhos, que colocam mesas e cadeiras nas calçadas, os  postos de gasolina que colocam correntes impedindo o acesso e os donos de residências que fazem das calçadas as suas garagens. 
O poder publico por sua vez, não consegue fazer cumprir, as determinações da acessibilidade, quando permite que calçadas, sejam construídas em total desnivelamento e sem rampas de acesso que deveriam haver em cada esquina, e estas desproporções de uma calçada para  outra, chegam a níveis de ate mais de um metro de altura, e isto  para uma pessoa sem deficiência já é de difícil acesso, imagine um cadeirante ou ate mesmo um deficiente visual como se sai de uma situação como esta, ou ele coloca sua vida em risco, em meio ao transito de veículos, ou fatalmente será acidentado pela falta de nivelamento das calçadas. Agora se você está pensando que o problema, para por aí esta muito enganado, pois alem disto tudo, você estará disputando espaço, com lixo, material de construção, tampa de esgoto que muitas das vezes estão em condições precárias, e ainda vai ter que disputar o espaço publico, com o melhor amigo do homem, eu mesmo já passei por isto, imagine você vai passando por uma calçada apertada, que mal dá para duas pessoas passarem, e de repente sem querer  você toca na grade de uma casa, e aquele Pitbull sai de la doidinho pra te pegar, o susto que você toma é tão grande que você não pensa duas vezes e corre para o meio da rua colocando sua vida em risco. Ta rindo hein? Mas sei que isto já aconteceu com você também.
Mas não fiques tão triste, pois isto tudo um dia pode mudar, e você poderá passear tranquilamente por uma rua cheia de flores e  árvores despreocupado com poluição ou segurança e as Calçadas serão Passarelas tão suaves e macias que você pensará que está voando. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Um comentário:

  1. Do jeito que vai é bem provável que você perca o direito de ter calçada. Em termos de escritura as calçadas pertencem aos donos das casas. é só pegar sua escritura e olhar quantos metros de de frente e de fundo. Eu olhei a minha e constatei que a escritura diz que são vinte metros de comprimento. Fui e tirei as medidas e constatei que são vinte metros somando-se com a calçada e a prefeitura me cobra todos os impostos pelo tamanho da casa que está na escritura e portanto estou pagando imposto pela calçada!!! É uma contradição pura, paga-se imposto pelo tamanho do imóvel pelo que consta na escritura e pela lei a calçada é pública!!!!

    ResponderExcluir