Este é um tema atualissimo para colocarmos em debate neste momento, e tirarmos conclusões para o nosso cotidiano. Será que somos culpados pelo bulling nas escolas ou ate mesmo fora delas? Será que no nosso dia-a -dia somos corteses com nossos colegas e amigos de trabalho ou ate mesmo vizinhos? ou fazemos chacota destes e os denegrimos? com palavras e gestos, que direito temos de fazer isto.
O bulling existe sim, e existem de diversas maneiras, não é só nas escolas que existe o bulling, existe no trabalho nas vizinhanças em quase todos os lugares, e as pessoas o praticam sem ao menos perceberem o que estão fazendo. Provocando assim em suas vitimas, sentimentos de revolta e outros distúrbios que podem provocar um mal maior a comunidade em que a vitima esta inserida. Também sabemos que isto não é desculpa para as agressões que a vitima de bulling possa a vir ter, mas é interessante sabermos que nem todo mundo é perfeito psicologicamente, para aceitar algum tipo de agressão física ou psicológica. Sabemos que o ser humano em sua essência, procura se dividir em grupos, (o grupo de fulano, o grupo de sicrano, e olha que as vezes ate em gangs) mas como estes grupos são formados e a exclusão de pessoas próximas, é o que determina as vezes a insastifação e a inferiorização do excluso, que passa a se sentir na maioria das vezes perseguido por tal grupo, e em muitos casos a perseguição é verdadeira. Você já parou para pensar, o que fazemos com os calouros, no trabalho ou nas escolas? Será que nós o recebemos bem ou fazemos um muro quase que intransponivel para o acesso deles ao nosso grupinho? E aí vem aqueles famosos comentários "este cara chegou aqui hoje e já esta se achando" ou então " ela tem cara de preguiçosa, parece ate que está desfilando" e estes comentários e cochichos vão debilitando a pessoa que com o passar do tempo ou esta pessoa se tornará amarga ou a mesma pedirá para sair, fala a verdade isto já não aconteceu com você? de um modo ou de outro? Mas imagine você, uma pessoa cabeça feita, fazendo ou sofrendo bulling psicológico no trabalho, e o seu filho na escola, você já procurou saber, qual o comportamento dele em relação aos colegas? seu filho já te disse alguma vez que não quer ir mais aquela escola? e o que você fez? brigou com ele não foi. Você já procurou saber o que seu filho faz na escola, dentro e fora da sala de aula, saiba que ele tanto pode sofrer ou como também pode estar praticando bulling. Não se esqueça também que esta pratica pode vir também de onde menos se espera, pois existem professores que por não saberem conviver com as diferenças, insinuam a burrice em alunos que não conseguem acompanhar os seus pensamentos nas salas de aula, não entendem eles que cada pessoa tem o seu tempo para a assimilação dos dados ensinados, e isto feito diante de toda a sala provoca a depressão nestes alunos tachados depois pelos próprios colegas de "burro", e isto também é uma forma de bulling.
Não aceite o "bulling" este não é um vocabulário nosso, devemos combate-lo sempre, é de nossa índole a solidariedade, o companheirismo e acima de tudo, devemos ensinar aos nossos filhos a aceitar todas as diferenças sejam elas quais forem, podemos ate debater algumas, mais jamais suprimir. Pois com o debate aprendemos a conviver e bem com aquelas diferenças que as vezes achavamos ruins.
BULLING É PRECONCEITO DENUNCIE
Atirador do Rio afirma em vídeo que bullying foi principal motivação
http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/artigo.aspx?cp-documentid=283
Nenhum comentário:
Postar um comentário